4 principais tipos de avaliação formativa e como funcionam

Os tipos de avaliação formativa contrapõem-se aos modelos de avaliação mais tradicionais, tendo em vista que não têm como objetivo apenas atribuir uma nota ao final do período letivo, mas, sim, avaliar o processo de aprendizagem. A finalidade é que o professor observe o método de ensino adotado ou se a técnica de estudo praticada pelo aluno precisa ser alterada.
Assim, as adequações necessárias são realizadas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação serve como uma espécie de bússola, que indica se o aluno está progredindo nos estudos ou não.
Quais são os principais tipos de avaliação formativa?
Há diversos tipos de avaliação, de modo que você pode optar pelo que mais se adéqua ao perfil da turma. Confira os principais, logo a seguir.
1. Simulados
Como o próprio nome sugere, o simulado visa a simular uma avaliação, que será aplicada futuramente. O objetivo do simulado é apontar exatamente os conteúdos que o aluno domina e em quais ainda apresenta dificuldade, o que indicará aqueles em que o aluno precisa focar para se sair bem na avaliação.
2. Seminários
Os seminários são métodos ativos de aprendizagem, visto que, normalmente, os alunos são divididos em grupos e recebem um tema para estudar. Então, é agendada uma data para que eles apresentem o conteúdo para toda turma, a fim de estimular o debate crítico entre todos os participantes. Isso ajudará o professor a identificar o domínio dos alunos sobre o assunto debatido.
Convém destacar, ainda, que, além de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, os seminários estimulam o desenvolvimento de outras habilidades, como o pensamento crítico e a postura em público.
3. Trabalhos em grupo
Mais um tipo de avaliação formativa são os trabalhos em grupo, os quais proporcionam liberdade aos estudantes para explorar o tema da avaliação e a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho em equipe. O trabalho em grupo pode ser em formato de seminário ou entregue por escrito. Assim como no modelo mostrado anteriormente, o professor poderá avaliar o desempenho dos alunos a partir do conteúdo exposto por eles, seja ele oral ou por escrito.
4. Autoavaliação
Por fim, temos a autoavaliação, que, além de auxiliar no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, permite que o professor compartilhe com os alunos a responsabilidade pela avaliação, fazendo com que eles reflitam sobre o seu próprio desempenho.
Para aplicar essa avaliação, é geralmente entregue, para cada aluno, um questionário com frases afirmativas, como:
- “Não me ausentei das aulas”;
- “Participei dos debates em turma”;
- “Estudei os conteúdos passados em aula”;
- “Realizei todas as tarefas solicitadas”;
- “Compreendi a explicação do professor sobre a matéria”.
Após selecionar as frases que vão compor o seu questionário, monte uma tabela com as afirmativas, uma abaixo da outra, e insira quatro colunas, denominadas: ruim, razoável, bom e excelente.
Como foi possível perceber, a avaliação formativa é uma excelente ferramenta para identificar o desempenho dos alunos. Isso porque foca no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a adequação das práticas docentes e das práticas de estudo discentes às necessidades e ao perfil dos alunos, respectivamente.
Como há diversos tipos de avaliação formativa, é possível encontrar alguma que seja bem recebida pelos alunos e, até mesmo, realizar um rodízio entre elas, a fim de não tornar o modelo de avaliação exaustivo para a turma.
Se você já aplicou esse modelo de avaliação, conte-nos a sua experiência; e se ainda não a colocou em prática e está com alguma dúvida, deixe nos comentários, que responderemos o quanto antes!

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