Como elaborar a proposta pedagógica da escola conforme a BNCC?

Você já se perguntou por que é importante elaborar a proposta pedagógica da sua escola conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Muitos gestores e professores escolares ainda têm dúvidas sobre esse assunto.
Como resultado, acaba sendo comum cometer erros na hora de definir os objetivos de aprendizagem, escolher os conteúdos e planejar as atividades.
Por isso, neste artigo, vamos explicar por que a proposta pedagógica da escola precisa estar conforme a BNCC e como evitar os principais erros na elaboração desse documento. Confira e tire suas dúvidas!
O que é uma proposta pedagógica?
A proposta pedagógica de uma escola é um documento que descreve os princípios, objetivos, estratégias e metodologias de ensino adotados pela instituição.
É um conjunto de diretrizes que orienta o trabalho de professores e gestores, cujo objetivo é nortear a prática educativa em todos os aspectos, desde a escolha do currículo até as atividades extracurriculares. No geral, uma proposta pedagógica deve conter:
- a identificação da escola, incluindo nome, endereço, telefone e outras informações relevantes;
- a fundamentação teórica e filosófica que norteia a prática pedagógica da escola;
- os objetivos gerais e específicos de aprendizagem, que devem estar alinhados com a BNCC;
- as metodologias de ensino que serão adotadas pela escola, incluindo atividades e estratégias de ensino;
- o plano de avaliação da aprendizagem dos estudantes, que deve estar alinhado com os objetivos definidos na proposta pedagógica;
- as estratégias de gestão escolar, incluindo medidas para garantir a participação da comunidade escolar e o envolvimento dos pais e responsáveis;
- os recursos pedagógicos e tecnológicos que serão utilizados para enriquecer o processo de aprendizagem;
- o plano de formação continuada dos professores e da equipe pedagógica, visando à atualização constante e melhoria da qualidade do ensino;
- as políticas de diversidade e inclusão escolar, que devem estar em consonância com as diretrizes (inter)nacionais sobre o tema;
- o cronograma de implementação da proposta pedagógica, com prazos para a execução das atividades e avaliação dos resultados.
Resumindo, a proposta pedagógica serve como guia para a ação educativa. A partir dela, é possível promover a articulação entre os diversos componentes do currículo, bem como entre as diferentes áreas do conhecimento.
Por que devem ser criadas conforme a BNCC?
A BNCC estabelece as competências que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica. Por isso, elaborar a proposta pedagógica conforme a BNCC é essencial para garantir que a escola esteja oferecendo uma educação de qualidade.
Mas não para por aí. A importância de elaborar a proposta pedagógica da escola conforme as normas da BNCC também envolve os seguintes aspectos:
Clareza com os objetivos da escola
A elaboração da proposta pedagógica conforme a BNCC permite que a escola tenha clareza sobre os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados em cada etapa da educação básica. Isso ajuda a definir conteúdos e metodologias adequados para cada faixa etária, evitando lacunas ou sobreposições de conhecimentos.
Suporte ao trabalho dos professores
Uma proposta pedagógica bem elaborada pode auxiliar os professores na definição de atividades e avaliações, conforme os objetivos de aprendizagem da BNCC. Isso contribui para que o processo de aprendizagem seja mais efetivo para os estudantes.
Etapas para a revisão da proposta pedagógica
A revisão da proposta pedagógica curricular conforme a BNCC envolve um processo que pode ser dividido em 10 etapas:
- engajar e conscientizar a equipe escolar sobre a importância da revisão da proposta pedagógica;
- planejar todo o processo, definindo ações, prazos e responsabilidades envolvidas;
- estudar os principais aspectos do novo currículo e o impacto de uma nova proposta;
- fazer uma análise crítica da proposta anterior para identificar pontos de melhoria;
- engajar a comunidade escolar a participar ativamente da construção da nova proposta;
- definir a estrutura e as prioridades da proposta em conjunto com a equipe escolar;
- compartilhar as primeiras deliberações com a comunidade escolar externa para discussão e validação;
- redigir o texto da proposta pedagógica com clareza e objetividade;
- validar a proposta com a comunidade escolar para garantir a adesão e participação de todos;
- divulgar a proposta pedagógica final para que todos possam conhecer e seguir as diretrizes estabelecidas.
Como não errar ao elaborar a proposta pedagógica da escola?
A elaboração de uma proposta pedagógica conforme a BNCC pode parecer algo desafiador para muitas escolas. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar erros e garantir a qualidade do documento. A seguir, listamos algumas delas!
Conheça a BNCC em detalhes
Antes de elaborar a proposta pedagógica, é fundamental conhecer a BNCC em profundidade. Leia o documento na íntegra e compreenda as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
Alinhe a proposta pedagógica ao projeto político-pedagógico: a proposta pedagógica deve estar ajustada ao Projeto Político Pedagógico da escola, que define os princípios, objetivos e metas da instituição. É necessário haver uma coerência entre os dois documentos.
Defina objetivos de aprendizagem claros e precisos
Os objetivos de aprendizagem devem ser definidos de forma clara e precisa, considerando as 10 competências estabelecidas pela BNCC.
Sem objetivos claros e precisos, a proposta pedagógica pode ficar confusa e desorganizada. Eles servem como guia para a construção do currículo escolar e para a escolha dos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula.
No entanto, cada escola deve adaptar esses objetivos de acordo com sua realidade e com as necessidades de seus estudantes. O importante é que os objetivos sejam específicos, mensuráveis e relevantes para o desenvolvimento dos estudantes.
Escolha os conteúdos com cuidado
A escolha dos conteúdos deve ser feita com base nos objetivos de aprendizagem e na BNCC. Os conteúdos devem ser significativos para os estudantes e estar relacionados aos temas propostos pela Base Nacional.
Essa seleção do conteúdo também deve considerar a realidade dos estudantes, suas necessidades e seus interesses, além de estar adequada ao contexto em que a escola está inserida.
Um exemplo de como escolher o conteúdo com cuidado é a adoção de metodologias ativas de ensino, que permitem uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Ao trabalhar com projetos e atividades práticas, a escola pode oferecer um ensino mais contextualizado e adequado às necessidades dos estudantes.
Planeje atividades diversificadas
As atividades propostas devem ser diversificadas, incluindo as práticas, experimentais, lúdicas e teóricas. Elas precisam estimular a participação e o envolvimento dos estudantes, considerando as suas necessidades e os seus interesses.
Atividades de debates em grupo, jogos educacionais, trabalhos em equipe, projetos interdisciplinares, atividades práticas em laboratório, saídas pedagógicas, leitura de textos e produção de resenhas e simulações de situações do cotidiano são alguns exemplos.
Avalie continuamente o processo de aprendizagem
A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e formativo, cujo objetivo é verificar o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na BNCC. É importante que a avaliação seja realizada de forma criteriosa e justa, em consonância com as diferentes formas de aprender dos estudantes.
Essas são algumas dicas para elaborar uma proposta pedagógica da escola conforme a BNCC. Lembre-se de que esse deve ser um documento vivo, revisado e atualizado ao longo do tempo.
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