Metodologia ativa: como aplicá-la no dia a dia da escola?

Se você entrasse em uma sala de aula e visse alunos vagando pelas cadeiras, você poderia pensar que o professor havia perdido o controle. No entanto, isso pode ser exatamente o que favorece o aprendizado dos alunos, porque o professor pode estar colocando em prática alguma metodologia ativa inovadora.
Os professores escolares estão mais encorajados em levar novas metodologias de ensino para a sala de aula. E, felizmente, os alunos estão mais dispostos a se envolver em atividades que exijam mais do que apenas sentar e ouvir.
Em um contexto educacional em constante transformação, as metodologias ativas têm se mostrado capazes de suprir uma demanda por novidades na relação professor-aluno.
Continue a leitura para entender como funciona a metodologia ativa e como aplicar os principais tipos de metodologia na sala de aula.
O que é metodologia ativa?
Uma metodologia ativa consiste em uma metodologia de ensino baseada em processos participativos, nos quais o aluno é o protagonista. É uma alternativa às metodologias de aprendizagem tradicionais, baseadas na memorização de dados, que nem sempre motivam o aluno e acabam dando prioridade a conhecimentos de curto prazo.
As metodologias ativas oferecem alternativas em que a ênfase está na motivação e nas experiências proporcionadas aos alunos, com processos capazes de fixar conceitos permanentemente. A aprendizagem baseada em projetos, os estudos de caso, a sala de aula invertida e a gamificação são alguns dos exemplos de metodologias ativas.
O objetivo é oferecer um ecossistema de aprendizagem no qual os alunos não apenas memorizem, mas também percebam de forma prática os conhecimentos que lhes serão básicos para aprendizados futuros.
Quais são as vantagens da metodologia ativa?
Há muitas razões para aplicar uma metodologia ativa em sala de aula. Qualquer abordagem que incentiva um aprendizado ativo por parte do aluno traz vantagens para ele no presente e na vida futura. A seguir, veja quais são essas vantagens.
Desenvolvimento da colaboração entre os alunos
A colaboração é um aspecto importante das metodologias ativas. Em espaços corporativos cada vez mais voltados para o trabalho em equipe, os alunos cujas únicas experiências são relacionadas aos exames tradicionais ficarão em desvantagem.
Maior participação nas aulas
Se a aprendizagem tradicional se baseia em aprender apenas ouvindo (ou lendo), a aprendizagem baseada nas metodologias ativas é aprender fazendo.
Os professores que usam metodologias ativas envolvem o aluno nos assuntos por meio de discussões, resoluções de problemas, grupos e construção de habilidades práticas, e tudo isso aumenta o interesse deles nas aulas.
Incentivo ao pensamento crítico
A capacidade de identificar uma fonte legítima ou detectar um argumento falso está se tornando cada vez mais importante.
Nesse sentido, as metodologias ativas mudam o foco da aprendizagem dos alunos: eles passam de agentes passivos que digerem informações para agentes ativos que verificam fontes e perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto.
Tirar os alunos da zona de conforto
Os alunos podem inicialmente resistir às atividades propostas com base nas metodologias ativas, afinal, é fácil sentar na sala e fazer anotações (ou se distrair) até que uma aula expositiva termine. A aprendizagem ativa tira o aluno de sua zona de conforto e cria um ambiente atrativo para arriscar.
À medida que se sentirem mais à vontade para compartilhar opiniões, defender seus pontos de vista e desenvolver as ideias uns dos outros, eles ganharão confiança e autocontrole.
Como aplicar a metodologia ativa no dia a dia da escola?
Os alunos podem desenvolver habilidades como pensamento crítico, trabalho colaborativo e resolução de problemas importantes na escola, universidade e carreiras futuras. Mas, na prática, como os professores podem colocar as metodologias ativas?
Se você chegou até aqui com essa dúvida, confira nossas sugestões de metodologias na lista abaixo.
Aprendizado baseado em projeto
O Aprendizado Baseado em Projeto, também conhecido como PBL (Project Based Learning), permite que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades fundamentais por meio do desenvolvimento de projetos que respondem a problemas da realidade.
O PBL é hoje a melhor garantia para um desenvolvimento efetivo de competências-chave para a formação dos alunos, enquanto eles adquirem o conhecimento dos conteúdos curriculares.
Partindo de um problema concreto, que pode ser selecionado nos arredores da escola ou no noticiário de televisão, os alunos se reúnem em grupos e começam a planejar soluções viáveis a partir do que aprendem nas matérias curriculares.
Os professores podem ver melhorias notáveis na capacidade dos alunos de reter o conhecimento, bem como no desenvolvimento de competências complexas como o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração ou a resolução de problemas.
Estudo de casos
O estudo de caso é uma metodologia ativa na qual os alunos leem um conjunto de dados ou cenário predefinido e depois formulam respostas para elas. Esta é uma abordagem extremamente flexível devido à gama de possibilidades que um estudo de caso pode ter.
Assim, os casos podem retratar informações reais que estão relacionadas a diversas matérias escolares, como Física, História ou Sociologia.
É importante salientar que os bons estudos de caso não têm uma resposta óbvia e exigem que os alunos coletem informações adicionais, façam perguntas críticas para entender as necessidades e perspectivas dos participantes envolvidos no caso.
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma das metodologias ativas modernas que ganhou mais popularidade nos últimos anos. Trata-se de uma abordagem pedagógica em que os elementos tradicionais da aula são invertidos: os materiais didáticos são estudados pelos alunos em casa e, em seguida, trabalhados em sala de aula.
O principal objetivo da sala de aula invertida é otimizar o tempo de ensino e aprendizado. Se boa parte do conteúdo é absorvida em casa, os professores podem aproveitar o tempo no ambiente escolar para tirar dúvidas, atender a necessidades especiais de cada aluno, desenvolver projetos, realizar trabalhos e atividades colaborativas.
Se alguma das estratégias desta lista com tipos de metodologia ativa pareceu interessante, por que não investigar um pouco mais? Você pode descobrir um novo método que motiva seus alunos, melhora a aprendizagem deles e sua experiência de ensino.
Quer saber mais sobre como aumentar a motivação dos alunos? Aproveite para descobrir 5 estratégias para aplicar em sala de aula!

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