Passo a passo: aprenda como montar um banner escolar

Um banner escolar é um material gráfico que tem o objetivo de gerar o interesse de participar de algum evento promovido por uma instituição de ensino. Se você está querendo saber como montar um banner do zero, acompanhe este post para saber o que não pode faltar no seu material.
Embora não exista um jeito único de confeccionar banners, podemos esclarecer algumas práticas de design que você precisa seguir. O passo a passo que reunimos logo abaixo pode ser usado para todos os tipos de banner. Confira e tire suas dúvidas!
Defina o objetivo do banner
Um banner pode ser usado em diversas ocasiões, como feiras, reuniões, apresentações, palestras e aniversários. Por conta da diversidade de possibilidades, o primeiro passo é saber exatamente qual é o propósito para o material. Essa informação vai guiar você a tomar outras decisões no que diz respeito às configurações do banner.
Se o material será usado para divulgar uma conferência realizada na escola, você poderá definir melhor onde ele será divulgado, como mídias sociais, site da instituição e no próprio ambiente escolar.
O banner para impressão precisa passar por configurações no layout, na fonte dos textos, nas cores e no seu tamanho, que são diferentes do que aconteceria se ele fosse divulgado apenas no ambiente digital. Definindo o objetivo com o material, você pode ver se é preciso fazer a sua impressão e avaliar os melhores lugares para compartilhá-lo.
Além disso, o design do banner enfatiza as informações que as pessoas precisam conhecer sobre o evento que está sendo divulgado. Então, comece com uma meta!
Conheça o público que você deseja alcançar
Quem vai se interessar pelo evento exposto no material? Outro cuidado que determina as configurações do banner é conhecer o público que deve ser alcançado. Lembre-se que você pode criar vários cartazes para atender a diferentes perfis do seu público. Isso é comum nas escolas, que precisam lidar com pessoas de diferentes idades, ramos e personalidades.
Se os responsáveis dos alunos é o público que deve ser alcançado, você pode segmentá-lo em diferentes perfis e criar banners que consigam atrair cada perfil para o mesmo evento. Se o público é a comunidade escolar inteira, você pode criar banners atrativos para os diferentes membros, como os alunos, professores, coordenadores e demais funcionários.
Se o banner é voltado para um grupo específico, ele consegue usar a linguagem mais adequada e destacar as informações certas que têm grande potencial de atrair o grupo. Então, certifique-se de saber exatamente quem deseja alcançar com o material.
Tenha um texto claro, conciso e chamativo
O banner é um material publicitário que precisa deixar as informações claras para captar rapidamente o interesse do público. Dificilmente as pessoas vão se esforçar para tentar ler um texto longo ou com a linguagem truncada. É preciso ir direto ao ponto e usar uma quantidade reduzida de palavras para ganhar a atenção das pessoas.
Uma técnica interessante é o Call To Action (CTA) ou Chamada para Ação, que deve estar presente em qualquer banner, independentemente do objetivo ou público a ser alcançado. São simples expressões como “Inscreva-se agora” e “Garanta já sua inscrição” que convocam o interceptor para uma ação concreta.
Os CTAs podem ganhar diferentes posições em um banner. Quando estão no final do banner, por exemplo, eles permitem que as pessoas obtenham mais informações antes de realizarem uma ação. As expressões convocatórias também costumam ficar em fontes ou tamanhos diferentes para criar uma hierarquia visual entre as informações.
Trabalhe o esquema de cores do banner
Uma das primeiras coisas que as pessoas vão notar no seu banner são as cores. Na maioria das vezes, as melhores opções são bem óbvias, pois é sempre mais seguro seguir o esquema de cores presente na identidade visual da instituição.
Se a marca não tem diretrizes muito restritas quanto a esse aspecto, também é possível usar cores voltadas para o conteúdo do banner. Isso é comum na divulgação de eventos para datas comemorativas, como o Carnaval, Natal e Ano Novo. Se você ainda ficar com dificuldades, pode aproveitar a associação das cores com as emoções humanas.
Por exemplo, cores mais quentes como o vermelho e o amarelo são geralmente usadas com o objetivo de despertar a atenção das pessoas. O azul e o verde, por outro lado, costumam estar associados às sensações de harmonia, tranquilidade e calma.
Contudo, o nível da tonalidade pode mudar bastante os sentimentos despertados pelas cores. Quanto mais claras forem as tonalidades, menos urgência e excitação elas tendem a gerar.
Use imagens de alta qualidade
É comum usar fotos no banner para deixá-lo mais atrativo para o público. Nesse caso, é possível colocar as fotos em segundo plano, com o intuito de trazer o foco para o texto escrito. Contudo, muitos banners também deixam a foto em primeiro plano, com pouquíssimas informações no banner. Tudo vai depender do objetivo do material.
Contudo, todos os materiais que se utilizam desse recurso devem usar fotos de alta qualidade. Na maioria das vezes, é melhor usar uma foto profissional do que uma retirada da galeria do seu próprio celular, pois um leve embasamento pode atrapalhar o objetivo do banner e diminuir a credibilidade da instituição.
Considere o suporte de uma gráfica
Se você não é da área de design, os passos que descrevemos acima podem soar um pouco difíceis. Embora a criação de um banner seja algo simples, contar com o suporte de uma gráfica torna todo o processo menos arriscado. Assim, as chances do seu material se tornar uma peça profissional são muito mais altas.
Além disso, com o suporte de uma gráfica, você conta com a possibilidade de criar banners personalizados, com artes elaboradas especialmente para os objetivos da sua instituição.
Agora que você já sabe como montar um banner, ficará mais fácil atrair o seu público para os eventos da sua instituição. As dicas que trouxemos neste post podem ser usadas para todos os tipos de banner. Lembre-se que o suporte de uma gráfica experiente e especializada na confecção desse tipo de material faz toda a diferença.
Ainda não conhece a Rich Laser? São mais de 20 anos de experiência desenvolvendo itens personalizados para instituições de ensino, com pontualidade, bom atendimento e qualidade nos produtos. Para saber mais, acesse o site da Rich Laser e entre em contato!

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.
1 comentário em “Passo a passo: aprenda como montar um banner escolar”