Ir para o conteúdo
Gráfica online especialista em agendas personalizadas para escolas particulares.
  • Agendas personalizadas
  • Cadernos Personalizados
  • Brindes Personalizados
  • Dicas e curiosidades
  • Marketing
  • Materiais gráficos
  • Site
  • Fale Conosco
  • Loja Online
  • Materiais Gratuitos
Gráfica online especialista em agendas personalizadas para escolas particulares.
Dicas e curiosidades

7 erros que você não pode cometer ao fazer a captação de alunos

Por Gráfica Rich Laser em 6 de abril de 2023
captação de alunos
7 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

Estruturar ações com foco na captação de alunos é um momento bastante desafiador para os diretores e coordenadores das escolas. No entanto, sabemos que essas ações são essenciais e indispensáveis. Será que a sua escola está fazendo esse trabalho da maneira certa?

Muitas instituições de ensino acabam cometendo erros durante a captação de alunos, e a melhor forma de evitá-los é conhecendo todos eles. Pensando nisso, elencamos algumas situações comuns que acabam interferindo no sucesso de uma campanha de captação de estudantes. Continue a leitura do texto para saber mais!

Como funciona o processo de captação de alunos?

A captação é uma parte muito importante do trabalho de qualquer instituição de ensino. Trata-se da estruturação de estratégias que são planejadas e realizadas pela escola a fim de atrair e encantar potenciais estudantes, fazendo com que eles se matriculem.

É fundamental ter em mente que a captação vai muito além do marketing que é feito pela instituição de ensino, já que envolve vários fatores, tais como:

  • posicionamento da escola;
  • definição das personas;
  • qualidade e nível de engajamento com leads;
  • segmentação do mercado e do público que a escola se encaixa;
  • definição de objetivos de captação que dialoguem com as metas da instituição de ensino.

Como você pode ver, são pontos que vão muito além de anúncios, panfletos e propagandas em outdoor, pois são ações direcionadas no conhecimento do perfil do estudante ideal para a escola. Vale lembrar, ainda, que a captação é uma estratégia que tem que ser monitorada, mantida e aprimorada durante o ano todo.

Qual é a sua importância?

A captação de alunos é imprescindível para o pleno desenvolvimento de uma escola, já que seu objetivo é atrair mais alunos para estudarem na instituição. Por esse motivo, este é um dos pontos que os gestores devem prestar bastante atenção.

Isso porque, além de manter o fluxo financeiro da instituição, as estratégias de captação dão mais visibilidade e fazem com que a escola consiga atender ainda mais estudantes. Hoje em dia, vivemos em um mundo muito tecnológico, onde a concorrência é intensa, por isso, se a escola não colocar em prática ações para atrair seu público, dificilmente vai conseguir se manter de pé.

Quais são os 7 principais erros que não se pode cometer no processo de captação de alunos?

1. Ausência de planejamento

Um erro muito grave na captação de alunos é investir pouco tempo no planejamento. Quando você não determina seus objetivos, não conhece as taxas de inadimplência e de evasão ou não acompanha o que acontece na sua escola suas ações têm poucas chances de obterem resultado.

É necessário ter as respostas para as seguintes perguntas: o que sua instituição precisa? Como está a retenção dos alunos? Quais turmas estão fechando vagas a mais todo ano? Os modelos de captação que você adotou no ano anterior tiveram êxito?

O planejamento deve ser o primeiro passo. Com ele, a sua equipe também passa a ter um senso de urgência e um norte para conduzir o fechamento das matrículas.

2. Falta de definição de metas

Para fazer um bom trabalho na sua captação, tenha metas definidas e saiba aonde você deseja chegar. Quando não há metas bem claras, sua equipe fica sem motivação e o trabalho acaba perdendo o sentido ou se tornado vago.

3. Falta de foco no público-alvo

Jamais foque em atingir vários públicos com apenas uma estratégia. É preciso criar personas para cada curso, compreender cada uma delas e pensar em ações diferentes para atrai-las.

Ao invés de pensar em uma mesma mensagem para uma quantidade maior de pessoas (o que gera menos conversões), o mais recomendado é que você desenvolva estratégias segmentadas que consigam impactar um público mais específico. 

4. Atendimento desorganizado

Os alunos e as famílias não serão fidelizados pela sua escola se forem mal atendidos. Por essa razão, é preciso treinar a equipe responsável pelo atendimento ao público. 

agenda-escolar

Além disso, tenha recursos necessários que permitam que os profissionais trabalhem com eficiência e organização. Um bom sistema informatizado pode ser uma solução eficaz.

5. Falta de gestão de contatos

Outro grande erro no processo de captação de alunos é não manter uma lista atualizada com todas as pessoas que demostraram interesse na escola. Geralmente, esses contatos espontâneos aparecem durante o ano letivo e os gestores acabam ignorando. Não se esqueça de que essas procuras orgânicas podem resultar em matrículas futuramente.

6. Comunicação ineficaz

Apesar de ser muito importante para qualquer relação funcionar bem, muitos menosprezam a comunicação. O ponto essencial aqui é ter em mente que o diálogo de uma instituição de ensino com seu público não se resume somente a postagens nas redes sociais.

O recomendado é que você conheça a fundo os perfis das famílias dos alunos e quais canais elas mais usam (telefone, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas etc), assim, a comunicação será mais eficiente.

7. Uso de estratégias de marketing digital de forma equivocada

Marketing é comunicação, portanto, quem não se atenta ao público-alvo e aos canais está cometendo um grande erro. 

Porém, além desse erro, há outro que tem relação com o tempo da campanha. Se você faz a divulgação da instituição de ensino somente no período de matrícula, está cometendo um grande equívoco. 

É importante entender que a escolha por parte dos pais ou responsáveis sobre a escola em que a criança ou adolescente vai estudar não acontece de uma hora para outra. As famílias pesquisam bastante antes de tomar uma decisão.

O mais indicado é que as campanhas sejam feitas ao longo do ano, mas sempre levando em conta a sazonalidade. Nos períodos de baixa temporada, por exemplo, você pode investir menos, focando na apresentação da instituição. Embora os pais tenham mais opções para decidir, é fundamental que a sua escola seja uma delas. 

Mas nos períodos de alta temporada, o marketing escolar deve ser mais frequente e com foco no convencimento, para mostrar que sua instituição é a melhor dentre as outras.

Uma estratégia que você pode usar é oferecer brindes para estudantes potenciais. Você pode presenteá-los com materiais que são úteis em seu dia a dia, como:

  • cadernos;
  • squeezes;
  • agendas;
  • revistas;
  • copos.

Para evitar todos esses erros que citamos e acertar no processo de captação de alunos, é fundamental que os gestores tenham pleno conhecimento de cada processo. Todos os anos, as escolas privadas captam novos estudantes, porém, a falta de uma análise dos dados faz com que a quantidade de alunos que chega não seja suficiente para preencher a demanda que saiu.

Apenas escolas com um bom conhecimento sobre suas informações são capazes de compreender o cenário atual do mercado e encontrar soluções para manter e melhorar os produtos e serviços para o ano seguinte.

Como você viu, a captação de alunos é uma etapa recorrente no dia a dia de uma escola particular e, por essa razão, os gestores precisam encará-la com muita atenção e cuidado. Apenas projetar um plano de ações único a cada novo ano não é o suficiente. O ideal é implementar estratégias recorrentes, que busquem novos estudantes, oferecendo experiências de ensino inovadoras.

Gostou deste conteúdo? Aproveite a visita em nosso blog e confira também 6 ações que podem ajudar sua escola na retenção de alunos, afinal, não basta só captar, é preciso garantir que esses estudantes permaneçam na sua instituição!

BRINDES PERSONALIZADOS
Gráfica Rich Laser

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.

Você também pode gostar

Dia Nacional do Livro Infantil 18 de Abril

Por Gráfica Rich Laser em 6 de abril de 2023
Dia Nacional do Livro Infantil

Explorando o Mundo da Leitura – Dia nacional do Livro Infantil

Por Gráfica Rich Laser em 12 de dezembro de 2019

Projeto Meio Ambiente 2018

Por Gráfica Rich Laser em 15 de junho de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

-


Saiba tudo sobre personalização de materiais gráficos!


some text

Fale com o nosso time de designers!

Posts populares

  • site profissional
    Saiba a importância de ter um site profissional para sua empresa.
  • retenção de alunos
    6 ações que podem ajudar sua escola na retenção de alunos
  • Calendário Escolar
    Como montar um calendário escolar ideal? Confira esses 5 passos!
  • presente para o dia dos pais
    12 dicas de presentes personalizados para o dia dos pais
  • 3 sugestões de brindes para os professores
    3 sugestões de brindes para os professores
  • Agenda escolar infantil
    Agenda escolar infantil: saiba o que pode ser escrito sobre os alunos
  • BRANDING ESCOLAR: ENTENDA A IMPORTÂNCIA E COMO FAZER
    Branding escolar: entenda a importância e como fazer
  • Gamificação nas escolas
    Gamificação nas escolas: como envolver os alunos em sala de aula?
  • Fique por dentro dos principais tipos de agenda e suas utilidades
    Fique por dentro dos principais tipos de agenda e suas utilidades
  • Agenda Física
    Afinal, quais são os diferenciais de uma agenda física para o desenvolvimento de alunos?
  • 6 dicas de como montar um plano de rematrícula para 2021
    6 dicas de como montar um plano de rematrícula para 2021
  • Matrícula para 2021: como se preparar?
    Matrícula para 2021: como se preparar?

Sobre o Blog

Seja bem-vindo ao nosso blog! Aqui você aprenderá tudo sobre materiais gráficos customizados, especialmente agendas personalizadas.

Categorias

  • Acontece na Rich Laser
  • Agendas personalizadas
  • Brindes
  • Cadernos Personalizados
  • Dicas e curiosidades
  • Marketing Digital
  • Materiais gráficos
  • Sem categoria

Entre em contato

  • (11) 99520-9080
  • atendimento@richlaser.com.br

Veja Mais

  • Site
  • Gráfica Online
Site criado por Rock Content.