As diferenças entre faixa, banner e lona

Muitas pessoas acreditam que faixa, banner e lona são a mesma coisa. No entanto, embora sejam realmente parecidas — e até do mesmo material, muitas vezes —, cada uma tem sua aplicação dentro da estratégia publicitária.
Quer aprender um pouco mais sobre faixa, banner e lona? Aproveite para ler este texto até o final!
O que é um banner?
De formato retangular na vertical, um banner é muito bom quando precisamos passar uma informação ao leitor. Aliás, seu estilo permite chamar a atenção do leitor com bastante facilidade, fazendo com que o consumo da informação seja inevitável.
Os banners são bastante usados em postes, paredes e até suporte próprio, os ditos tripés. Seu formato retangular costuma variar entre 40 x 60 cm até 150 x 300 cm. Por serem versáteis, possuem várias aplicações e até alguns formatos específicos.
Em suma, os banners são poderosos na hora de divulgar um evento. Além disso, também trabalham com a ideia de informar o público sobre algo em específico. Dessa forma, são usados em casamentos, festas de aniversários e até congressos científicos.
Um banner é constituído por peças em madeira, cordas de nylon e lona. Além disso, acabamentos em plásticos são bastante comuns, e às vezes a madeira é substituída por PVC.
Uma das vantagens dos banners é sua durabilidade. Por serem reutilizados várias vezes pela empresa, o retorno conquistado pela aquisição da peça se torna bastante elevado.
Fora a durabilidade, eles conseguem capturar a atenção com facilidade, o que pode significar o primeiro passo para a compra de um produto. Além disso, um banner tem o poder de ampliar o alcance de sua marca, permitindo que mais pessoas a conheçam.
Os banners podem ser confeccionados em 3 configurações: tradicional, roll up e wind banner. Assim ele se adequa exatamente às condições em que você se encontra, o que é um belo ponto positivo.
O que é uma faixa?
Às vezes um banner não consegue executar sua tarefa com eficácia, e um dos motivos para isso é seu formato. Mesmo sendo ótimo para a maioria das atividades, o formato retangular vertical não é bom na hora de comportar textos em letras grandes, pois eles ficam picados, o que dificulta bastante na hora de compreender a mensagem.
Quando esse problema em específico surge, há necessidade de usar as famosas faixas. Em resumo, as faixas são banners na horizontal, ou seja, são de mesmo material, têm a mesma configuração e todo o resto, mas estão com as medidas trocadas.
A comparação entre faixa, banner e lona traz à tona uma necessidade fundamental da publicidade: a informação concisa e escrita. Assim, ter os dizeres “grande inauguração da loja X no dia Y” é a informação mais relevante em uma inauguração, e é justamente para isso que as faixas são aplicadas.
Porém, as faixas vão além do mundo comercial e chegam a esbarrar até mesmo com campanhas exóticas, como de vacinação e até doação de agasalhos. Além disso, elas também servem como decoração, em alguns casos, e podem compor o ambiente de um evento.
A vantagem em usar uma faixa, quando comparada com os banners, é sua praticidade em transmitir informações escritas de forma simples e direta.
O que é uma lona?
As lonas são formas de publicidade que podem ocorrer de duas formas: com a backlight e com a frontlight. Em síntese, estamos falando apenas da lona do banner colocada sobre uma estrutura especial, assim como tamanhos e formatos variados.
Retornando às formas da lona, a lona backlight consiste de uma lona com iluminação por trás da impressão. Dessa forma, temos um aparato em forma de caixa, onde a lona fica de um ou de ambos os lados, e uma fonte de luz realiza a iluminação de dentro do aparelho.
Já as lonas frontlight funcionam no estilo de outdoors, ou seja, temos uma lona fixada em uma estrutura retangular enorme, com luzes vindas de fora. Por causa de seu tamanho, elas visam capturar a atenção de motoristas e passageiros de veículo, assim como de pedestres. A leitura do conteúdo é fácil até mesmo em grandes distâncias.
Faixa, banner e lona: qual utilizar?
Agora que você conhece as diferenças entre faixa, banner e lona, fica mais fácil determinar qual peça utilizar em sua campanha. Aliás, como ficou claro ao longo do texto, nem sempre se trata de algo comercial: podemos usar essas peças para decoração de ambientes e até conscientização.
Os banners são indicados quando queremos passar várias informações aos leitores. Porém, possuem limitação quanto às palavras, pois estas só podem ser lidas a curtas distâncias.
As faixas ficam ótimas quando queremos informar algo através de palavras. Além disso, podem ser aplicadas com facilidade em quase todos os ambientes.
Por fim, as lonas visam uma exposição maior de sua marca ou de alguma informação. Seu alcance é amplo e consegue passar muitas informações com facilidade aos leitores.
Em conclusão, o ideal é usar faixa, banner e lona em suas campanhas pois são peças que se complementam. Assim você vai aproveitar atingir muitas pessoas com sua campanha.

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.