Planejamento pedagógico: suas etapas e as melhores práticas para realizá-lo

Começar um ano letivo envolve uma série de atribuições que a parte administrativa e os docentes da escola precisam acertar. Entre elas, estão ações determinadas no planejamento pedagógico, um documento que geralmente é elaborado no ano anterior.
É no planejamento pedagógico que estão as ações que vão interferir na rotina de professores, alunos, direção, supervisão e de todos os outros membros da comunidade escolar. Um bom planejamento é elaborado com cuidado, a partir de uma gestão descentralizada e respeitando as suas devidas etapas.
A ideia é que o documento possa servir como um verdadeiro guia para o ano letivo. Neste post, reunimos as etapas que não podem ficar de fora do seu planejamento escolar. Continue a leitura e veja como elaborar o da sua escola!
Analisar dados dos anos anteriores
Uma boa maneira de começar o planejamento pedagógico é avaliando os objetivos definidos para os últimos anos, analisando o que deu certo, o que não foi feito e o que passou para o ano seguinte.
Veja se os resultados obtidos no ano letivo e as mudanças que aconteceram na escola possuem uma relação direta com as propostas pensadas no início.
É importante levantar dados como o nível de satisfação das famílias, a taxa de evasão escolar, o número de aprovações e reprovações. Dessa forma, é possível confrontar as intenções da escola com a sua realidade educacional.
Contar com a participação da comunidade escolar
O maior erro que pode acontecer no planejamento é elaborar o documento sem contar com a participação da comunidade escolar. Isso porque a parte administrativa corre o risco de não identificar falhas e pontos de melhoria que outros funcionários, os alunos ou os familiares identificariam. Então, cabe à equipe pedagógica criar formas de diálogo com todos.
Em uma reunião com os professores, por exemplo, a equipe responsável pelo planejamento pode receber feedbacks sobre possíveis problemas, além de tendências a serem implementadas na escola. Pode ser uma conversa muito enriquecedora.
Ouvir as famílias e os alunos também é fundamental para medir a performance da escola durante o ano que passou. A equipe pode propor reuniões e usar os canais de comunicação para realizar pesquisas de satisfação.
A pesquisa pode incluir alguns tópicos que trazem informações importantes para usar no planejamento pedagógico, como qualidade dos professores, satisfação com o atendimento, material escolar e metodologias de ensino utilizadas.
Vale ressaltar que é interessante que a escola mantenha sempre um diálogo aberto com todos da comunidade escolar. Isso significa, para além do período de elaboração do planejamento pedagógico, colher feedbacks por meio de reuniões e pesquisas de satisfação ao longo de todo o ano letivo.
Transformar os dados em novas metas
Se você já tem um balanço dos resultados da escola nos últimos anos e o feedback da comunidade escolar sobre pontos estratégicos, é importante que, agora, os dados sirvam de base para elaborar novas metas no planejamento pedagógico.
Para isso, também é preciso entender as tendências, tecnologias e metodologias que podem ser usadas na escola para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Novas práticas podem ser soluções para problemas antigos da escola. Elas ajudam a captar mais alunos, facilitam a rotina da comunidade escolar e, claro, trazem uma inovação para o planejamento pedagógico.
Se você quer montar metas realmente eficientes para o planejamento pedagógico, uma dica interessante é utilizar o método SMART. Trata-se de uma espécie de checklist com características que uma meta precisa ter para ser realmente aplicável.
Ao todo são cinco características. Cada uma está representada por uma letra da palavra SMART:
- S — Specific ou Específica: uma meta precisa ser bem definida e clara, sem abrir brechas para interpretações diferentes;
- M — Measurable ou Mensurável: uma meta deve permitir que você se baseie em critérios objetivos para acompanhar sua evolução;
- A — Achievable ou Alcançável: uma meta é alcançável quando é elaborada com base no histórico de resultados de uma equipe;
- R — Relevant ou Relevante: uma boa meta é aquela que traz benefícios claros. Identifique o impacto que ela pode gerar para saber se vale a pena;
- T — Timely ou Baseadas em Tempo: uma meta precisa ter um prazo definido de início e final.
Siga esse checklist para construir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em um tempo para seu planejamento pedagógico.
Revisar o planejamento pedagógico
O planejamento pedagógico não é um documento que deve ser feito uma vez e colocado na gaveta. Pelo contrário, ele deve ser revisitado de forma periódica para garantir que as diretrizes estejam alinhadas com as intenções da comunidade escolar.
Já na reunião do planejamento, a equipe responsável pela elaboração do documento pode estabelecer os períodos de revisão durante o ano. O balanço pode acontecer a cada bimestre, por exemplo. Ao estabelecer um período, fica mais fácil colher opiniões de professores, familiares e alunos para reavaliar as ações.
Fazer alterações necessárias
É importante presumir que as ações do planejamento pedagógico não são perfeitas, pois é comum haver incompatibilidades entre a ideia planejada e a prática. Por isso, se você notar que algum problema está prejudicando o alcance das metas, não hesite e faça as adequações para que as ações alcancem o resultado certo.
Comunicar as eventuais mudanças
Como já dissemos anteriormente, o planejamento pedagógico deve ser elaborado de forma coletiva pela comunidade escolar. Logo, é importante que todos saibam de eventuais alterações ou acréscimos no documento. Isso garante uma gestão escolar democrática.
Porém, como as mudanças podem afetar a rotina de todos da escola, é preciso coordenar as ações com a equipe pedagógica e com os professores para não prejudicar os alunos. Nesse sentido, também ofereça feedbacks constantes aos professores para que eles saibam se suas ações estão tendo os resultados esperados.
Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha compreendido as etapas para fazer um planejamento pedagógico. Com as nossas dicas, será mais fácil corrigir possíveis falhas e encontrar caminhos para melhorar a atuação dos professores e de todos que compõem a comunidade escolar.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o planejamento pedagógico? Deseja compartilhar sua experiência sobre esse assunto? Então, deixe um comentário logo abaixo!

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