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Dicas e curiosidades

6 dicas para criar uma campanha de rematrícula escolar incrível

Por Gráfica Rich Laser em 11 de janeiro de 2022
O período de rematrícula escolar é sempre um desafio. Além do esforço para captar novos alunos, é preciso convencer os pais e os estudantes antigos a renovarem a matrícula na instituição. É um processo que requer planejamento para definir o orçamento, tempo, prazos e os meios adequados para a realização de uma campanha bem-sucedida.
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O período de rematrícula escolar é sempre um desafio. Além do esforço para captar novos alunos, é preciso convencer os pais e os estudantes antigos a renovarem a matrícula na instituição. É um processo que requer planejamento para definir o orçamento, tempo, prazos e os meios adequados para a realização de uma campanha bem-sucedida.

É no período de matrícula que as famílias precisam lidar com os reajustes no valor cobrado pela escola e com os custos relacionados aos materiais didáticos. Os gestores precisam levar isso em consideração e apostar em saídas para impedir a baixa taxa de retenção de alunos.

Para isso, criatividade, planejamento e boas ferramentas fazem a diferença. Veja, a seguir, algumas dicas para criar uma campanha de rematrícula de sucesso!

1. Use os canais digitais a favor da campanha

O marketing desempenha um papel fundamental no mercado educacional, assim como em empresas de outros setores. As estratégias de marketing digital podem ser pensadas para ajudar as escolas a captar novos alunos e reter os antigos. Por isso, saber usar os canais digitais é uma regra de ouro para uma campanha de rematrícula de sucesso.

Se a sua escola ainda não tem um site, não perca tempo. Invista em um site profissional com o domínio próprio da instituição. Por lá, as famílias de novos e antigos alunos podem conferir as propostas para cada fase da educação básica, seus diferenciais, missão e valores, número para contato e outros canais de comunicação.

Além disso, é importante criar perfis nas redes sociais para a escola (ou atualizar as que já existem). Nas redes, é possível ter uma comunicação prática e em tempo real entre gestores, professores, alunos e seus responsáveis. Você também pode criar anúncios pagos para aumentar o alcance dos posts da escola em períodos de campanha.

2. Ofereça condições exclusivas para a rematrícula escolar

Oferecer condições especiais na rematrícula é uma estratégia eficiente para garantir a retenção dos alunos. A escola pode oferecer descontos para as famílias que antecipam o pagamento ou abatimento na cobrança de estudantes que estão com a escola há muitos anos. Essas são apenas algumas formas de a instituição mostrar que valoriza a matrícula dos atuais alunos.

O grande desafio é propor descontos na rematrícula sem prejudicar o orçamento da escola. Então, para propor condições exclusivas para as famílias e sustentáveis para o negócio, é importante conhecer bem a realidade financeira da instituição.

3. Crie um diálogo com os inadimplentes

A inadimplência é outro fator que não pode ficar de fora do planejamento para a rematrícula. A escola pode propor negociações com as famílias com dívidas em qualquer outro momento do ano, mas se isso não foi feito (ou se as propostas não foram bem-sucedidas), vale a pena fazer novos diálogos perto do período de rematrícula.

Reforce as soluções para finalizar os atrasos na mensalidade. O parcelamento da dívida e opções de descontos são estratégias que podem ser estudadas pela gestão escolar. Aqui, o mais importante é não ignorar as famílias em situação de inadimplência, pois isso pode prejudicar a retenção de alunos da escola.

4. Saiba comunicar os reajustes quando necessário

Sabemos que quando ocorre o aumento da matrícula ou da mensalidade, é porque essa é uma ação inevitável para assegurar o controle financeiro da instituição.

agenda-escolar

É comum que esse reajuste provoque certa insatisfação e um desconforto nas famílias pagantes. No entanto, o grave problema é quando o reajuste não é comunicado da maneira adequada.

Uma dica interessante é comunicar a mudança de preço com antecedência. Esse detalhe pode ajudar as famílias a se planejarem e evitar o desconforto de uma mudança repentina.

Imagine, por exemplo, se os pais de um aluno são informados do reajuste apenas no próprio ato da rematrícula. Além de ser uma falha na comunicação, isso pode ser interpretado como uma desconsideração com as famílias ou até uma tentativa de enganá-las, mesmo que essa não tenha sido a intenção da mudança de valor.

Outra dica é justificar de forma transparente o reajuste. Toda mudança de preço real precisa ter uma motivação convincente, e com a rematrícula não é diferente. O motivo pode ser o reajuste do salário dos funcionários, o investimento na infraestrutura da escola etc. O importante é mostrar que a gestão está aberta para explicar os motivos e tirar dúvidas sobre o reajuste.

5. Use a tecnologia para automatizar o processo

Hoje em dia já é possível automatizar muitas etapas da matrícula ou até o processo como um todo com a ajuda da tecnologia. A rematrícula online é uma realidade possível para escolas que contam com um bom sistema de gestão. Essa é uma opção que ganhou ainda mais evidência depois que as escolas precisaram se adaptar às mudanças geradas pela pandemia.

Um sistema de gestão centraliza as várias etapas da matrícula escolar, como envio de contrato, assinatura digital e a realização do pagamento. No entanto, as escolas também podem adotar essas ferramentas de forma individual, sem o sistema de gestão por trás.

Apostar na tecnologia torna o processo mais ágil e evita a correria tradicional do início do ano, o que pode ser um grande incentivo para os familiares dos alunos renovarem a matrícula na sua instituição de ensino.

6. Fortaleça a relação com os pais e alunos ao longo do tempo

Manter uma parceria sólida entre as famílias e a escola é um dos pontos cruciais para garantir que a grande maioria os alunos tenha a matrícula renovada. Por isso, podemos dizer que a campanha de rematrícula também depende desse esforço a longo prazo.

Por exemplo, o atendimento personalizado mostra para os pais que a instituição está preocupada com a evolução do aluno. Aliado a isso, produtos personalizados, como agendas e brindes, podem contribuir com a fidelização desses estudantes.

O resultado da campanha de rematrícula escolar depende do alinhamento entre a comunicação com as famílias, questões administrativas, financeiras e publicitárias da escola. Resultados negativos podem revelar problemas em um desses setores ou entre eles. Então, coloque em prática nossas dicas e veja os resultados na próxima campanha da sua instituição de ensino.

Gostou das dicas? Ficou faltando alguma coisa? Então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe conosco sua experiência sobre esse assunto!

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