Matrícula para 2021: como se preparar?

As novas responsabilidades que a gestão escolar precisou assumir em 2020 refletem-se, principalmente, nos desafios que estão por vir no período de matrícula para 2021. No período pós-pandemia, as instituições de ensino precisam repensar suas estratégias de captação e retenção de alunos, com o intuito de manter e alcançar bons resultados.
As escolas devem oferecer condições especiais para que os responsáveis pelos alunos sintam confiança no período de matrícula. O planejamento se dará com base nos novos protocolos de segurança sanitária, determinados pelos principais órgãos de saúde. São cuidados que criam novos critérios de competitividade no mercado educacional.
Para ajudar você a se preparar diante do processo de matrícula para 2021, decidimos abordar, neste artigo, algumas dicas. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Tenha um bom investimento em comunicação
Depois da quarentena, é importante que as instituições de ensino escolar aperfeiçoem a comunicação remota com as famílias, já que um dos principais desafios para o próximo ano é evitar ao máximo situações de aglomeração e contaminações do novo coronavírus. Diante dessa preocupação, a nossa recomendação é entender como usar cada vez mais as estratégias de marketing digital.
A sugestão é que as escolas digitalizem o máximo de informações e as disponibilizem em seus canais de atendimento online. Da mesma forma que foi necessário fazer uma migração das aulas para o ambiente digital, agora é o momento de trabalhar cada vez mais com o marketing em mídias sociais, blogs, sites, plataformas de anúncio (como o Google Ads) e muito mais.
Dentro da realidade orçamentária de cada instituição escolar, é possível estudar investimentos em várias estratégias. De modo geral, é importante divulgar a escola a partir de diversos formatos de conteúdo. Essa é uma maneira eficaz de atrair familiares de alunos e chamar a atenção para os diferenciais competitivos da instituição.
Por exemplo, vídeos de apresentação da infraestrutura passam mais credibilidade aos pais que estão pesquisando na internet escolas para as crianças. Uma vez que as visitas guiadas presenciais são menos frequentes, antes e durante a matrícula em 2021, vale a pena investir na divulgação digital dos espaços escolares.
Se você atua na gestão ou coordenação escolar, outra opção interessante é reunir as equipes da diretoria e coordenação para gravar breves depoimentos sobre a rotina da instituição. Pais de alunos e os próprios alunos também podem dar depoimentos que demonstram como a escola tem ajudado na adaptação à nova rotina de estudos.
Repense o processo de matrícula para 2021
Muitas escolas ainda precisarão submeter os pais e alunos a processos de matrícula inadequados para a realidade de 2021. Estamos nos referindo à realização de matrículas presenciais que reúnem muitas pessoas no ambiente escolar em um mesmo dia. Esse tipo de prática não é apenas inadequada, mas também nociva para a saúde de todos os envolvidos.
As escolas que estão se preparando corretamente diante do processo de matrícula para 2021 investem em processos online ou rodízios que evitem aglomerações. Muitas delas já oferecem a possibilidade de os familiares realizarem todas as etapas de matrícula e rematrícula pelo site oficial da instituição, ou até via aplicativo escolar (no caso de instituições que contam com plataformas de gestão escolar).
É um processo que envolve, por exemplo, a digitalização/envio de documentos e o pagamento por transferência bancária. Dessa forma, além de evitar aglomerações no ambiente escolar, esse tipo de prática torna a jornada da matrícula muito mais rápida, aumentando a satisfação dos familiares dos alunos.
Se está descartada a opção de realizar o processo de matrícula (totalmente) online, a escola pode tomar todas as precauções possíveis para garantir a segurança dos envolvidos nas matrículas presenciais. É possível, por exemplo, trabalhar com rodízios, realizando as matrículas em datas específicas de acordo com a disponibilidade dos familiares.
Nesse caso, também se deve garantir que todos os funcionários da escola usem equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, e evitar reunir muitas pessoas em lugares fechados. Os corredores da escola devem apresentar várias orientações nas paredes, nos pisos e em placas, sobre a necessidade de distanciamento durante os dias de matrícula.
Especifique detalhes no contrato de matrícula
Além de repensar o processo de matrícula, também é fundamental atentar a alguns detalhes do contrato diante da nova “normalidade”, para garantir o máximo de segurança jurídica para a escola. Por exemplo, o contrato em 2021 pode trazer alguns detalhes sobre como ficarão as aulas, caso haja uma nova determinação do governo que estenda o período de quarentena.
Nesse caso, o documento pode especificar que as aulas serão prestadas por meio de videoaulas, por exemplo, ou a partir de um modelo híbrido, com aulas presenciais e online, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Além disso, é essencial que o contrato de matrícula para 2021 apresente o número de vagas por sala de aula e estabeleça um prazo para a reserva das vagas.
Invista em uma boa campanha de matrícula
Vimos que os desafios para o próximo processo de matrícula demandam cada vez mais investimento na comunicação das instituições de ensino. Por isso, uma campanha de matrícula eficiente, com bons materiais, e que agregue valor ao serviço oferecido, pode ser um grande diferencial para garantir uma excelente atração e captação de alunos.
Materiais escolares personalizados, como os cadernos e as agendas, podem tornar as escolas mais atrativas para os pais. Então, para investir nesses e em outros materiais gráficos, é importante contar com uma empresa especializada, experiente no mercado educacional e capaz de oferecer qualidade no atendimento e o suporte que a sua instituição precisa.
Fica claro que o processo de matrícula para 2021 exige que as escolas planejem novas estratégias para garantir a segurança de todos os envolvidos e passem mais credibilidade para as famílias dos alunos. As dicas que trouxemos neste post podem ser ótimos pontos de partida para você planejar a realidade da sua instituição de ensino.
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