5 passos de como aumentar as vendas da sua empresa

Não dá para ter um faturamento alto o tempo todo. No entanto, devemos agir quando ele fica por muito tempo abaixo do esperado. As vendas precisam aumentar na empresa. Mas como fazer isso?
Alguns gestores colocam seus colaboradores para trabalhar ainda mais. Porém, essa atitude acaba piorando a situação, pois, além de frustrados, os vendedores ficam cansados.
Aplicar 5 passos simples em sua empresa vai garantir um retorno muito melhor. Vamos aprender a aumentar as vendas?
Boa leitura!
1. Conheça seu cliente
Conhecer seu cliente significa estudar os hábitos de comportamento dele. Métricas e dados são o caminho certo para isso.
Realizar testes em sua página de vendas — ou no script de vendas — vai mostrar o que funciona de verdade. No entanto, tome cuidado para anotar todos os resultados. Eles são valiosos para a elaboração de estratégias mais sofisticadas.
Procure desenvolver o hábito de pensar como seu cliente. O que ele vai achar de tal mudança? Como vai reagir a aquela palavra? Será que ele vai gostar dessa cor? Essas são perguntas importantes que devem ser respondidas.
2. Tenha uma estratégia de SEO
Após estudar seus clientes em profundidade, com certeza você será capaz de dizer alguns padrões que ele possui. Dessa forma, é provável que consiga simular as pesquisas que ele realiza nos mecanismos de buscas.
Mesmo que pareça algo sem valor, saber os termos exatos que seus clientes procuram no Google é muito importante. Isso permite desenvolver estratégias de SEO, fazendo com que pessoas parecidas com seus clientes cheguem até a página da empresa.
Conforme mais palavras-chave são conquistadas, mais usuários — e possíveis clientes — acessam o site de sua empresa. Com certeza isso vai aumentar as vendas no longo prazo.
3. Entre no mundo das redes sociais
O Brasil conta com mais de 100 milhões de usuários no Facebook. Dessa forma, certamente uma boa parcela de seu público-alvo está lá. Por isso você deve conquistar espaço lá também.
Produza conteúdo que seus clientes possam se interessar. Além disso, ataque diretamente as dores da persona e ofereça soluções. O engajamento aumenta com o tempo — assim como as vendas.
4. Aprenda a usar e-mail marketing
O e-mail é muito utilizado nos dias de hoje. Mesmo com alternativas como Facebook e WhatsApp, por exemplo, ele ainda faz sucesso. O mesmo é verdade sobre as estratégias de e-mail marketing.
Conseguir o e-mail de uma pessoa é um passo importante. Isso significa que ela quer manter contato com você, assim como quer consumir o conteúdo que você produz. Nesse sentido, ela te dá autoridade — o que facilita na hora de fechar uma venda.
5. Melhore a experiência do cliente
Mesmo que seu produto seja ótimo, se a experiência do cliente for ruim com certeza ele não vai voltar a comprar de você. Faça de tudo para que não haja problema na hora da venda. Facilite todos os processos possíveis, além de ouvir com atenção aos comentários do cliente.
Se estes 5 passos simples forem aplicados corretamente, as vendas da sua empresa vão aumentar de forma natural. Seja atencioso durante a venda, use as redes sociais e o e-mail para contato, e estude seu cliente.
Esse é o caminho do sucesso.

Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios. Ajudo empresas a vender através do digital. Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.