Como reorganizar o calendário escolar pós-pandemia?

A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa. Ninguém teve tempo para se preparar ou refazer o planejamento para o ano de 2020. As mudanças ocorreram abruptamente e, agora, as escolas estão enfrentando o desafio de reorganizar o calendário escolar para a volta às aulas. Assim, garantir a reposição das aulas é uma forma de minimizar os impactos da pandemia.
Tendo isso em vista, vamos explicar como é possível reorganizar o calendário escolar e os planejamentos pedagógicos. Veja como fazer isso em conformidade com as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e otimizar o tempo que resta para encerrar o ano letivo com a missão cumprida. Boa leitura!
Por que é tão importante reorganizar o calendário escolar?
Mediante a necessidade de manter o isolamento social para controlar a pandemia, o Ministério da Educação (MEC) teve que homologar novas diretrizes educacionais. O objetivo do documento é orientar escolas e instituições de ensino quanto ao cumprimento da carga horária mínima obrigatória no período pós-pandemia.
Nesse contexto, adequar o cronograma a essas mudanças e refazer o plano pedagógico é importante para reduzir os riscos de eventuais prejuízos causados pela falta de aulas presenciais. Entretanto, esta é uma das questões que mais desafiam os gestores educacionais.
Como as atividades virtuais serão incluídas no calendário deste ano letivo, a reorganização do calendário possibilita abarcar novas práticas. O ideal é propor metodologias que não visem somente a reposição das aulas, mas que também reforcem o ensino-aprendizagem.
Quais as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)?
No documento do CNE constam as devidas orientações e sugestões para todas as modalidades de ensino. Com a participação e colaboração do MEC, o material objetiva orientar todos os entes federados (estados e municípios) sobre a melhor forma de reestruturar o calendário nessa fase pós-pandemia.
Ainda que o Conselho tenha proposto normas com amplitude nacional, vale ressaltar que a reorganização dos calendários é inteira responsabilidade de cada instituição. Além de replanejar o cronograma, a gestão precisa pensar ações e propor novos métodos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, presencial ou não.
Como reorganizar o calendário escolar?
Essas novas diretrizes ajudam a gestão escolar a buscar alternativas para reduzir a necessidade de retomada das aulas presenciais enquanto durar a quarentena. É de suma importância que o fluxo de atividades escolares seja mantido para estimular os alunos e deixá-los engajados com o ensino.
Enumeramos algumas alternativas para reprogramar o calendário de sua escola. Confira:
- amplie a carga horária;
- utilize os recessos futuros;
- prossiga com o ensino à distância;
- ofereça aulas aos finais de semana;
- utilize contraturnos e alterne conteúdos;
- priorize ações para fortalecer vínculo entre estudantes e escola nessa fase pós-pandemia;
- faça um mapeamento comparativo do planejamento e avalie o que precisa ser modificado.
Por fim, vale destacar que a suspensão das aulas devido à adequação aos protocolos de defesa do isolamento social trouxe mudanças e desafios para a gestão escolar. Contudo, é possível seguir as novas diretrizes e reorganizar o calendário escolar para que todos estejam preparados para a retomada das aulas.
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