Saiba como estruturar a estratégia de marketing nas redes sociais para escola!

O marketing digital é uma ótima maneira de divulgar uma instituição de ensino e de se relacionar com o público — pais ou responsáveis e alunos —, afinal de contas, a internet oferece várias possibilidades de trabalhar a marca e as ações da escola.
Nesse cenário, como fazer marketing nas redes sociais e aproveitar esses canais para alavancar a captação de estudantes? Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são algumas das plataformas que as pessoas usam para as variadas formas de interação. No marketing digital, as redes sociais permitem a divulgação das ações da instituição e facilitam muito a comunicação com os familiares.
Com essas plataformas tão eficientes, é possível criar, planejar e ainda monitorar estratégias, permitindo que as escolas captem novos alunos e se relacionem com os estudantes que já se encontram no corpo discente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas essenciais para que você crie uma estratégia eficaz, Confira!
Invista em personalização
Personalização é sempre a palavra de ordem ao criar propaganda nas redes sociais. Para tanto, entender quem é seu o público-alvo é o passo inicial para uma estratégia bem sucedida e personalizada. Seu objetivo é atingir apenas os pais ou responsáveis dos alunos? Ou seriam publicações direcionadas tanto para pais ou responsáveis quanto para os estudantes? Quais redes sociais são mais usadas por esses grupos?
É importante refletir sobre os objetivos das campanhas para direcionar melhor essas ações e atingir as pessoas certas. Com os conteúdos e anúncios direcionados de acordo com a necessidade, perfil e interesses de cada pessoa, o engajamento com esse tipo de informação e oferta tende a ser muito maior.
Tenha um cronograma e garanta regularidade nas postagens
É importante ter um cronograma de postagens e um planejamento de todos os conteúdos, o tipo de abordagem, o layout das imagens e todos os fatores que possam fortalecer a imagem da escola perante seu mercado. Regularidade nas postagens é imprescindível.
Para captar a maior quantidade de seguidores e mantê-los interessados, procure usar postagens em diferentes horários do dia, sem exagerar. Além disso, você pode fazer publicações de conteúdo de outros sites ligados ao ensino e à educação, que são um modo de atrair ainda mais seguidores.
Invista em impulsionamento para ampliar o alcance
Investir no impulsionamento é uma forma bem simples de impactar quem já é fã da sua escola, fazê-los visualizar seus conteúdos e, consequentemente, ter um maior envolvimento com sua instituição de ensino.
Uma dica importante aqui é jamais sair impulsionando qualquer postagem. É fundamental fazer isso com conteúdos que tenham um resultado esperado bem definido ou que tenham maior potencial para se espalhar.
Conheça bem os canais de ações e suas funcionalidades
Agora que você já conhece bem seu público, é o momento de escolher os canais onde a instituição vai atuar. Embora o senso comum afirme sempre que é preciso “estar no Facebook”, é fundamental embasar essa decisão em dados.
Então, procure sempre determinar o foco de cada rede social. Com os estudantes, por exemplo, o foco pode ser o SnapChat e o Instagram. Já com os pais ou responsáveis, o foco pode ser o Facebook e o LinkedIn. É importante conhecer bem cada canal de ação e todas as suas funcionalidades para fazer um uso correto.
Lembre-se de contar com uma equipe com expertise nesse processo, pois isso pode ser decisivo para garantir excelentes resultados para sua escola. Embora publicar seja realmente fácil, gerar ótimos resultados é uma história bem diferente e muito mais complexa.
Além de ajudar na elaboração de uma estratégia produtiva e eficaz para atrair mais alunos para sua instituição de ensino, uma equipe qualificada vai se apoiar em dados e em números que realmente façam a diferença. Muito além de contar curtidas e compartilhamentos, os profissionais vão demonstrar quais métricas estão contribuindo para a captação de novos alunos.
Agora você já sabe como estruturar a estratégia de marketing nas redes sociais e obter os resultados esperados para a escola. Definir bem o público e fazer um planejamento consistente são elementos fundamentais nesse processo.
E aí, gostou do texto? Ficou com dúvidas sobre algum tópico? Deixe seu comentário no texto para que possamos ajudar a saná-las o quanto antes!

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.
9 comentários em “Saiba como estruturar a estratégia de marketing nas redes sociais para escola!”