Branding escolar: entenda a importância e como fazer

Você já deve ter ouvido falar em branding escolar. Apesar de o termo ser muito usado pelos profissionais de marketing, ele também precisa estar na ponta da língua dos gestores de instituições de ensino, uma vez que está totalmente conectado aos rumos que serão tomados pela escola no futuro.
Isso porque a marca da sua escola é algo de valor inestimável. Mais do que um logotipo, a marca envolve elementos capazes de expressar os atributos, os valores e os diferenciais construídos por meio de tanta dedicação. Mas você sabe como direcionar a percepção que as pessoas têm da escola por intermédio do branding escolar?
O branding é um conjunto de atividades para gestão da marca que atua desde a concepção até o posicionamento dela no mercado. O valor de uma escola deve estar diferenciado de seus concorrentes tanto na qualificação dos professores, quanto na qualidade das atividades escolares e na construção dessa identidade visual.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar na consolidação da marca institucional. Entenda, por meio dele, o que é o branding escolar, como realizá-lo em sua instituição e por que investir nele. Além disso, conheça os erros que devem ser evitados em uma estratégia online de branding em redes sociais e sites. Boa leitura!
O que é branding?
Branding é um termo em inglês que diz respeito às estratégias de marketing para destacar uma marca no mercado. Além de ressaltar o valor simbólico, ele ainda reforça uma reputação. A marca de uma escola é construída pelo conjunto de tudo o que diz respeito a ela. Ela engloba desde o nome e o logotipo até as cores escolhidas para a identidade visual, a filosofia e a metodologia de ensino.
Em um mercado competitivo como o da educação, o reconhecimento de uma escola é de grande importância. O trabalho de branding escolar vai servir para ampliar o reconhecimento de tudo o que é feito dentro da sua instituição de ensino.
Como realizar o branding escolar?
Provavelmente, sua escola está instalada em uma cidade com diversas outras instituições de ensino, sendo que algumas podem, até mesmo, atuar na vizinhança. Para a escolha das famílias, vários fatores vão ser pesados, como: o preço da mensalidade, a qualidade do material didático, a metodologia de ensino, a linha pedagógica, entre outros. Veja, a seguir, as ações que, se adotadas, vão fortalecer a sua marca.
Invista na identidade visual
É por meio da identidade visual que as pessoas vão registrar mentalmente a sua marca. A identidade visual diz respeito à criação de logotipo e slogan e à escolha das cores que remetem à escola. Esse de trata de um trabalho que deve ser realizado por profissionais da área da publicidade e do marketing, pois são eles que saberão como trabalhar as mensagens de maneira eficiente.
Esses elementos devem ser empregados nos uniformes, nas apostilas, nas agendas escolares, nos informes e nos comunicados. Eles também devem ser usados em peças publicitárias a serem desenvolvidas pela escola.
Tenha presença online
Na era digital, as escolas também precisam estar preparadas para que tenham uma forte presença online. Ao procurarem por referências a respeito da instituição, os pais e os alunos realizam buscas na internet.
Por isso, é imprescindível que a escola tenha um site com as informações institucionais, bem como com fotos do espaço físico, do corpo docente e dos seus diferenciais em comparação às demais instituições. Mas não é só isso! As pessoas estão nas redes sociais e, nesse espaço, conferem a atuação de serviços e procuram por feedback de clientes.
Use o marketing de conteúdo para engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes. A criação de conteúdos relevantes atrai e gera valor para as pessoas, aumentando a sua percepção positiva a respeito da escola.
Esteja onde seu público está
É importante que a escola esteja presente em feiras que envolvam a educação, eventos que incentivam a leitura, projetos educativos, entre outros. Esse tipo de ação permite que a instituição permaneça diante de pessoas que têm potencial para matricularem seus filhos em sua escola.
Nesses momentos, é interessante levar um banner e um folder com informações a respeito da instituição ou algum outro tipo de material impresso. Essa é uma oportunidade de apresentar ou reforçar a imagem da escola em um ambiente propício.
Quais são os erros que devem ser evitados em uma estratégia online de branding em redes sociais e sites?
Como você pôde ver, o branding se trata de uma estratégia utilizada para construir e fortalecer uma marca, e ela precisa ser usada desde o início dos seus negócios.
Além disso, é importante ter em mente que, como ferramenta de branding, os sites e as redes sociais são muito fundamentais para a construção de uma marca consolidada e forte e, também, para construir um excelente relacionamento com seus clientes. Mas é preciso evitar erros comuns em uma estratégia online! Confira, a seguir, quais são eles!
Não analisar o público online
Para as empresas, é cada vez mais necessário estar presente nas redes sociais. Com o propósito de montar uma estratégia eficaz e ter um ótimo alcance, é fundamental monitorar o comportamento do público online e analisar seu comportamento.
Para tanto, o ideal é descobrir quais são as redes sociais favoritas, os temas relevantes para atender seu público e os melhores horários para publicação. Não vai adiantar nada ter um planejamento sobre como vai ser sua marca, sobre qual vai ser a comunicação usada e sobre as demais características, se você não souber como atingir seu cliente com toda essa informação.
Pesquise e procure entendê-lo bem, para que saiba para quem e como se comunicar. Ter uma delimitação assertiva e objetiva do público online é o passo inicial para que consiga determinar o branding.
Não manter a regularidade nas postagens
Antes de tudo, é importante destacar que você não pode publicar ou vender somente seu serviço, mas, sim, toda sua causa, todos os seus valores e princípios. As postagens nos sites e nas redes sociais nem sempre podem evidenciar os serviços da sua escola, sendo que a evidência é sempre o estilo de vida que aquele determinado serviço pode proporcionar para o indivíduo que o consome.
Além de ter um cronograma de postagens, é preciso ter um planejamento de todos os conteúdos a serem feitos, o layout das imagens, o tipo de abordagem e todos os fatores que possam acabar fortalecendo a sua imagem diante do seu mercado. Em síntese, entenda que a regularidade dos posts é imprescindível.
Não se esqueça de que mesmo se estiver pegando carona em um meme bastante popular, é necessário utilizar elementos do branding do seu empreendimento. Além do mais, procure promover ações para atrair os fãs, ou seja, alcançar aquelas pessoas que se identificam com sua marca e que a defendem. Sorteios, campanhas e promoções, por exemplo, fazem total sucesso. Use bastante os modelos de postagem, explorando sempre os textos, os vídeos, os áudios, as fotos etc., desde que estejam sempre dentro dos padrões do seu conceito.
Não acompanhar resultados
Após todo o dinheiro e o tempo investidos em ações nas redes sociais e nos sites, qual foi o seu retorno? Quais são as principais dúvidas e dificuldades dos seus clientes? O que seus clientes realmente acharam da promoção feita? Os antigos clientes voltariam a fechar contrato com a sua escola?
Saiba que é fundamental acompanhar e monitorar de perto o que as pessoas têm falado sobre a sua instituição de ensino. Tenha um profissional ou um tempo reservado para atender e responder às pessoas e compreender quem elas são e o que necessitam.
Não definir padrões
É preciso definir um padrão para a estratégia nas redes sociais e nos sites. A consistência é, sem dúvida alguma, um dos fatores mais relevantes para o sucesso da sua marca. É preciso aderir a um padrão de marca em cada estratégia e canal de marketing que você persegue. Essa é a única forma pela qual seus clientes vão se tornar mais familiares com a sua marca, e qualquer desvio pode prejudicar toda essa experiência consistente.
Resumindo, jamais caia nesses 4 erros em uma estratégia online de branding em redes sociais e sites. Seu negócio pode tornar-se uma grande referência, caso você insista em aplicar as técnicas de branding de modo assertivo, prestando bastante atenção em que seus clientes e futuros compradores estão dizendo.
Por que investir em branding?
Uma escola bem gerida oferece ao aluno uma experiência que ele levará para o resto da sua vida. Não são apenas conteúdos ensinados em sala de aula, mas valores e laços que acompanharão cada pessoa que passou por lá.
A propaganda boca a boca, com certeza, é capaz de trazer alguns novos alunos para a escola, mas, sozinha, é bem provável que não se mantenha. O branding escolar amplia os diferenciais da instituição de ensino, levando as vantagens de se estudar lá para mais pessoas.
Agora que você já entendeu como aplicar o branding escolar, aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais, para que seus amigos também tenham a oportunidade de aprender sobre o assunto!

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